Atualmente é freqüente ouvirmos comentários ou lermos nas redes sociais questionamentos sobre determinados comportamentos infantis e seus possíveis diagnósticos. Estes comentários geralmente se posicionam contrários ao uso de medicamentos na infância, principalmente para o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), sob o argumento de que as crianças hiperativas podem ser na verdade apenas crianças indisciplinadas. Alguns também entendem que uma criança é por natureza inquieta e que diagnósticos e tratamentos estariam neste sentido tentando inibir a expressão de uma infância saudável.
Por outro lado, diariamente milhares de crianças, adolescentes e até adultos são corretamente diagnosticados com TDAH e beneficiam-se significativamente dos tratamentos disponíveis, com progresso observável em todos os contextos.
Então torna-se fundamental esclarecer essas dúvidas para que cada vez mais crianças com o transtorno possam se beneficiar do tratamento e cada vez menos crianças saudáveis ou com outro tipo de problema sejam equivocadamente diagnosticadas e tratadas.
O TDAH é um transtorno com critérios bem definidos por um conjunto de características comportamentais, cognitivas, emocionais e sociais. Ao longo do tempo milhares de pesquisas cientificas foram sendo realizadas com o objetivo de compreender o transtorno, certificar seu diagnóstico e definir o seu melhor tratamento.
Além dos sintomas apresentados pela criança, existem muitos outros elementos que são analisados para a definição do diagnóstico, como histórico familiar e do seu desenvolvimento, exames físicos e laboratoriais, exames neurológicos de imagem e avaliação neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica é um exame diagnóstico das funções cognitivas e sua interação com o comportamento e as emoções humanas. É uma avaliação detalhada e objetiva das principais funções mentais: atenção, memória, linguagem, raciocínio lógico, planejamento, percepção visual, capacidade aritmética, etc. Para isto, são utilizados testes psicológicos, tarefas neuropsicológicas específicas, além de escalas, questionários e inventários. A avaliação Neuropsicológica só pode ser realizada por psicólogos com especialização específica na área, já que a Neuropsicologia é uma especialidade da psicologia que requer treinamento e certificação do Conselho Regional de Psicologia. A avaliação neuropsicológica é, portanto, instrumento fundamental para o diagnóstico do tratamento do TDAH e indicações de seu tratamento.
Na verdade, os questionamentos e discussões em torno dos medicamentos e diagnósticos se derivam de diversas análises equivocadas que infelizmente ocorrem. Porém é importante ressaltar que o TDAH é uma condição muito séria que impacta para sempre a vida de seus portadores. Portanto, esse diagnóstico não deveria ser feito em 1 ou 2 consultas, sem exames complementares, o que infelizmente é muito frequente.
Já crianças indisciplinadas também precisam de ajuda e possivelmente também vão sofrer prejuízos na sua vida familiar, social e escolar. Provavelmente nestes casos seus pais estão falhando nas estratégias educativas e estão confusos sobre o seu papel parental e por isso devem receber orientação e treinamento para ajudar seu filho a crescer psicologicamente saudável.
Portanto, TDAH e indisciplina são condições muito distintas, com origens e tratamentos completamente diferentes.
Determinar esta diferença é papel de um diagnóstico cuidadosamente realizado por profissionais capacitados.