ARTIGO

O TDAH constitui um dos mais importantes transtornos do desenvolvimento dentre os problemas que afetam as crianças em suas relações com seu meio familiar, escolar e social. Ele conforma um padrão característico de dificuldades persistentes para se concentrar em uma tarefa que pode ser acompanhado de traços impulsivos que se manifestam em diferentes contextos. Suas manifestações variam conforme a idade da criança e pode permanecer até a idade adulta. Os sintomas do TDAH podem ser notados já nos primeiros anos de vida, por alterações no desenvolvimento neurológico e emocional. Segundo alguns estudos, pais de crianças com TDAH relatam que seus filhos tinham atividade intra-uterina intensa e demonstravam desde muito cedo um padrão incomum de irritabilidade, choro constante e dificuldades no sono. Embora crianças portadoras do TDAH apresentem também durante o seu desenvolvimento dificuldades na aquisição da linguagem e coordenação motora, é na escola que o transtorno fica mais evidente, uma vez que é neste contexto que as exigências mais se confrontam com suas dificuldades. A tendência da criança de estar sempre se movimentando, a falta de controle dos impulsos juntamente com as dificuldades de concentração e organização compõe o principal quadro do transtorno. Porém, é importante salientar que para definição do diagnóstico essas características devem ocorrer em uma freqüência acima do comum, inadequada para a idade e trazer um significativo prejuízo para a vida da criança. O TDAH não está relacionado com baixa capacidade intelectual e apesar das repercussões negativas no comportamento, essas crianças em geral são muito inteligentes, criativas e afetuosas, embora essas características muitas vezes passem despercebidas sob o peso das condutas mais disruptivas, que são aquelas com as quais geralmente rotula-se a criança.

Entre os sintomas do transtorno estão os seguintes comportamentos:


  • freqüentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras

  • com freqüência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas

  • (c) com freqüência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra

  • com freqüência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções)

  • com freqüência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades

  • com freqüência evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa)

  • com freqüência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por ex., brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais)

  • é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa

  • com freqüência apresenta esquecimento em atividades diárias

  • freqüentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira

  • freqüentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado

  • freqüentemente corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação)

  • com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer

  • está freqüentemente "a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor" freqüentemente fala em demasia

  • freqüentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas

  • com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez

  • freqüentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros (por ex., intromete-se em conversas ou brincadeiras)


Não existem até o momento exames que sozinhos possam diagnosticar o transtorno. Portanto, o diagnóstico deve ser feito por uma equipe interdisciplinar que possua treinamento na área (neurologistas, neuropsicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos)

Lenise Collares Nogueira
Neuropsicóloga – CRP 07/06747

 

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