ARTIGOS

PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA COGNIÇÃO EM ESCOLARES

As funções executivas (FE) são habilidades que regulam o comportamento, emoções e pensamentos. Seu desenvolvimento tem se mostrado fundamental para diversas facetas…

Continuar lendo

PROGRAMA DE TRATAMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIFICULDADES DE ATENÇÃO

A Clínica Neuropsicológica já conta com o sistema de treinamento dos processos de atenção para crianças PAY ATTENTION! que é o primeiro e único…

Continuar lendo

O QUE É PCICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL?

É uma terapia objetiva que envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapeuticas com a finalidade de promover mudança de padroes de pensamento e comportamento.
Pretende…

Continuar lendo

O QUE É REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?

É um programa planejado em função de objetivos a partir de uma avaliação neuropsicológica prévia, buscando desenvolver as funções cognitivas…

Continuar lendo

O QUE É AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?

É a investigação das funções cognitivas (atenção, memória, percepção, linguagem e raciocínio), emocionais e comportamentais,…

Continuar lendo

DIFICULDADES MAIS FREQUENTES DA CRIANÇA COM TDAH

Dificuldades mais frequentes da criança com TDAH: • lentidão para aprender conteúdos e realizar as tarefas escolares. • dificuldade para ignorar estímulos irrelevantes…

Continuar lendo

O ADOLESCENTE COM TDAH

O adolescente com TDAH: Na adolescência há redução dos sintomas de hiperatividade, porém permanece o baixo desempenho escolar, a dificuldade de organização…

Continuar lendo

OS RISCOS PARA AS CRIANÇAS DO USO DO CELULAR ANTES DE DORMIR

Uma pesquisa do King's College, de Londres, fez uma pesquisa sobre crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países, e detectou efeitos negativos do uso do aparelho…

Continuar lendo

TDA/H EM ADULTOS

TDA/H em adultos:
- Relações afetivas instáveis
- Instabilidade profissional
- Falta de organização
- Baixa capacidade de cumprir compromissos
Continuar lendo

CARACTERÍSTICAS DO TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIANTE (TDO)

As principais características do transtorno opositor desafiante são: perda frequente de paciência, discussão com adultos e figuras de autoridade, recusa a obedecer e seguir…

Continuar lendo

10 DICAS PARA APOIAR SEU FILHO DURANTE O ENSINO MÉDIO.

10 dicas para apoiar seu filho durante o ensino médio.
1 - Acompanhe o que acontece na escola;
2 - Ajude-o a traçar um projeto de vida;
3 - Apoie-o nas dificuldades;
Continuar lendo

SONO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM.

Sono, memória e aprendizagem.
Das 6h às 8h - Período desfavorável ao estudo - Os bilhões de neurônios inertes durante o sono precisam de pelo menos 2 horas…

Continuar lendo

QUAIS SÃO OS TIPOS DE DEMÊNCIA?

Quais são os tipos de demência?
✔ Doença de Alzheimer: primeira maior causa de demência, causada por perdas neuronais e perdas cognitivas, como memória, linguagem,…

Continuar lendo

O QUE SÃO DEMÊNCIAS?

A demência é uma doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória, desorientação em relação…

Continuar lendo

DIFERENÇAS ENTRE DISLEXIA, DISORTOGRAFIA, DISGRAFIA E DISCALCULIA

Quando falamos em transtornos de aprendizagem, incapacidade ou problema, é importante entender o processo neurológico e evolutivo de cada expressão e seu respectivo significado.…

Continuar lendo

TRANSTORNO BIPOLAR NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

Transtorno Bipolar na infância e na adolescência.
Caracterizada pela oscilação entre períodos de extrema euforia e outros de depressão, a bipolaridade até…

Continuar lendo

A DOENÇA DE ALZHEIMER

A doença de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa, que afeta a cognição e o comportamento, sendo os principais sintomas a perda de memória e, com o avanço…

Continuar lendo

CRIANÇAS HIPERATIVAS OU INDISCIPLINADAS?

Atualmente é freqüente ouvirmos comentários ou lermos nas redes sociais questionamentos sobre determinados comportamentos infantis e seus possíveis diagnósticos. Estes…

Continuar lendo

PREVALÊNCIA DE TDAH EM CRIANÇAS DE ESCOLAS PARTICULARES EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL


Lenise Collares Nogueira
Neuropsicóloga – CRP 07/06747


Resumo


O objetivo do presente estudo foi estabelecer a prevalência do TDAH (Transtorno…

Continuar lendo

DOENÇA DE PARKINSON

Apresentação explicativa do funcionamento neuropsicológico da Doença de Parkinson.



Continuar lendo

DESEMPENHO COGNITIVO NO WAIS III: UMA AMOSTRA DE ADULTOS JOVENS COM TRANSTORNO DE HUMOR



Stefânia Teixeira
Psicóloga, Mestre em Saúde e Comportamento
Especialista em Neuropsicologia


INTRODUÇÃO


Os transtornos…

Continuar lendo

O QUE É O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDA/H)?

O TDAH constitui um dos mais importantes transtornos do desenvolvimento dentre os problemas que afetam as crianças em suas relações com seu meio familiar, escolar e social. Ele conforma um padrão característico…

Continuar lendo

NEUROPSICOLOGIA: O que ela pode fazer por você.

Lenise Collares Nogueira
Neuropsicóloga (psicóloga especialista em neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP), Especialista em Psicoterapia Cognitivo-comportamental pela…

Continuar lendo

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA

Aqui estão seis maneiras para melhorar a memória baseados em pesquisas científicas:

1) Sono – O sono há tempos foi identificado por cientistas como o estado em que nossos…

Continuar lendo

COMO FUNCIONA NOSSA CAPACIDADE DE ATENÇÃO?

A atenção é geralmente definida como nossa habilidade de seletivamente focar em uma coisa, idéia ou tarefa enquanto filtramos as outras distrações. Outra forma de descrever a atenção é concentração seletiva.…

Continuar lendo

ANSIEDADE NA INFÂNCIA

A ansiedade faz parte da existência humana. Caracteriza-se por uma sensação de perigo iminente, aliada a uma atitude de expectativa que provoca uma perturbação emocional que poderá vir acompanhada de…

Continuar lendo

A MEMÓRIA ENVELHECE?

Memória nada mais é que a capacidade que temos de reter e recuperar informações e com isso alterar nosso comportamento em função de experiências anteriores. O cérebro funciona como um todo e, portanto…

Continuar lendo

A CRIANÇA E O DIVÓRCIO

São freqüentes, após o divórcio dos pais, as crianças desencadearem sintomas de ansiedade, insegurança e instabilidade emocional que podem ser reativos à situação de separação familiar, que significa…

Continuar lendo

 

Hipólito Ribeiro, 48 D/Centro

Bagé - RS

(53) 3242.7862

Entre em contato pelo nosso whatsapp