As funções executivas (FE) são habilidades que regulam o comportamento, emoções e pensamentos. Seu desenvolvimento tem se mostrado fundamental para diversas facetas…
Continuar lendo
A Clínica Neuropsicológica já conta com o sistema de treinamento dos processos de atenção para crianças PAY ATTENTION! que é o primeiro e único…
Continuar lendo
É uma terapia objetiva que envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapeuticas com a finalidade de promover mudança de padroes de pensamento e comportamento.
Pretende…
Continuar lendo
É um programa planejado em função de objetivos a partir de uma avaliação neuropsicológica prévia, buscando desenvolver as funções cognitivas…
Continuar lendo
É a investigação das funções cognitivas (atenção, memória, percepção, linguagem e raciocínio), emocionais e comportamentais,…
Continuar lendo
Dificuldades mais frequentes da criança com TDAH: • lentidão para aprender conteúdos e realizar as tarefas escolares. • dificuldade para ignorar estímulos irrelevantes…
Continuar lendo
O adolescente com TDAH: Na adolescência há redução dos sintomas de hiperatividade, porém permanece o baixo desempenho escolar, a dificuldade de organização…
Continuar lendo
Uma pesquisa do King's College, de Londres, fez uma pesquisa sobre crianças e adolescentes entre 6 e 19 anos de idade, em diversos países, e detectou efeitos negativos do uso do aparelho…
Continuar lendo
TDA/H em adultos:
- Relações afetivas instáveis
- Instabilidade profissional
- Falta de organização
- Baixa capacidade de cumprir compromissos
Continuar lendo
As principais características do transtorno opositor desafiante são: perda frequente de paciência, discussão com adultos e figuras de autoridade, recusa a obedecer e seguir…
Continuar lendo
10 dicas para apoiar seu filho durante o ensino médio.
1 - Acompanhe o que acontece na escola;
2 - Ajude-o a traçar um projeto de vida;
3 - Apoie-o nas dificuldades;
Continuar lendo
Sono, memória e aprendizagem.
Das 6h às 8h - Período desfavorável ao estudo - Os bilhões de neurônios inertes durante o sono precisam de pelo menos 2 horas…
Continuar lendo
Quais são os tipos de demência?
✔ Doença de Alzheimer: primeira maior causa de demência, causada por perdas neuronais e perdas cognitivas, como memória, linguagem,…
Continuar lendo
A demência é uma doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória, desorientação em relação…
Continuar lendo
Quando falamos em transtornos de aprendizagem, incapacidade ou problema, é importante entender o processo neurológico e evolutivo de cada expressão e seu respectivo significado.…
Continuar lendo
Transtorno Bipolar na infância e na adolescência.
Caracterizada pela oscilação entre períodos de extrema euforia e outros de depressão, a bipolaridade até…
Continuar lendo
A doença de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa, que afeta a cognição e o comportamento, sendo os principais sintomas a perda de memória e, com o avanço…
Continuar lendo
Atualmente é freqüente ouvirmos comentários ou lermos nas redes sociais questionamentos sobre determinados comportamentos infantis e seus possíveis diagnósticos. Estes…
Continuar lendo
Lenise Collares Nogueira
Neuropsicóloga – CRP 07/06747
Resumo
O objetivo do presente estudo foi estabelecer a prevalência do TDAH (Transtorno…
Continuar lendo
Apresentação explicativa do funcionamento neuropsicológico da Doença de Parkinson.
Continuar lendo
Stefânia Teixeira
Psicóloga, Mestre em Saúde e Comportamento
Especialista em Neuropsicologia
INTRODUÇÃO
Os transtornos…
Continuar lendo
O TDAH constitui um dos mais importantes transtornos do desenvolvimento dentre os problemas que afetam as crianças em suas relações com seu meio familiar, escolar e social. Ele conforma um padrão característico…
Continuar lendo
Lenise Collares Nogueira
Neuropsicóloga (psicóloga especialista em neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP), Especialista em Psicoterapia Cognitivo-comportamental pela…
Continuar lendo
Aqui estão seis maneiras para melhorar a memória baseados em pesquisas científicas:
1) Sono – O sono há tempos foi identificado por cientistas como o estado em que nossos…
Continuar lendo
A atenção é geralmente definida como nossa habilidade de seletivamente focar em uma coisa, idéia ou tarefa enquanto filtramos as outras distrações. Outra forma de descrever a atenção é concentração seletiva.…
Continuar lendo
A ansiedade faz parte da existência humana. Caracteriza-se por uma sensação de perigo iminente, aliada a uma atitude de expectativa que provoca uma perturbação emocional que poderá vir acompanhada de…
Continuar lendo
Memória nada mais é que a capacidade que temos de reter e recuperar informações e com isso alterar nosso comportamento em função de experiências anteriores. O cérebro funciona como um todo e, portanto…
Continuar lendo
São freqüentes, após o divórcio dos pais, as crianças desencadearem sintomas de ansiedade, insegurança e instabilidade emocional que podem ser reativos à situação de separação familiar, que significa…
Continuar lendo